segunda-feira, 15 de julho de 2013

Servidores de Música

Vou ter que me debruçar sobre um tema que me é particularmente sensível e que irrita muita gente. Mas como me irrita mais a mim, vou ter que escrever sobre isso. Esta crescente moda de colocar DJs em palcos principais de festivais de música é um ultraje. Não consigo compreender que se coloque no mesmo palco, sob as mesmas luzes, músicos e programadores informáticos, instrumentos musicais e servidores IBM. Se há uma coisa que ainda prezo é a formação musical de músicos...

Dizem que sou retrógrado e que não acompanho a evolução da música e que estou ausente das novas tendências. Claramente não estou. Da mesma maneira que não acredito na rendição da música ao R&B manhoso que importamos em barda dos EUA feito pelos mesmos produtores para 100 artistas diferentes. Há musica para além disso, por muito que me queiram convencer do contrário...

Equiparar um DJ a um músico é como comparar o meu querido amigo Sr. Joaquim, que faz maravilhas com a sua trincha sempre que quero redecorar a minha sala, com a Paula Rego. Ambos pintam...mas não é a mesma coisa. São os dois pintores. Mas acho que não estaria disposto a assistir a uma exposição do Sr. Joaquim por muito boa combinação de tintas que faça, ou por muito bem misturar CIN com Robbialac. E se o Sr. Joaquim fizesse uma exposição, decerto que a comunidade de artistas plásticos se insurgiria contra o facto, alegando que é a destruição da arte, só porque o Sr, Joaquim nunca passou perto da Faculdade de Belas Artes. Gostaria de ver a mesma atitude na música...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...