Confesso que fiquei estupefacto com Felix Baumgartner. Este austríaco conseguiu deixar-me colado ao canal oficial da Red Bull para assistir à sua loucura. Depois de ter adiado o seu salto no passado dia 9, Felix viu todas as condições reunidas ontem para se atirar em queda livre de uma altura de 39km. Em plena estratosfera, a cápsula que transportou Felix abriu as portas e este austríaco não vai de modas. Coloca-se no pequeno degrau da cápsula, faz uma breve continência e atira-se para o vazio, descendo a uma velocidade, ainda não oficialmente reconhecida, mas comprovada, de 1.337km por hora, sendo o primeiro ser humano a bater a velocidade do som em queda livre.
Acompanhei tudo. Da preparação, às duas horas de subida em balão até aos 39km. Depois, seguiu-se mais meia-hora de preparativos até que a porta se abriu e Felix atirou-se cá para baixo. As imagens são impressionantes e não podia aconselhar mais o seu visonamento. Os cerca de 5 minutos de queda de Felix são da mais pura adrenalina. Ainda não temos as imagens captadas das câmaras agarradas ao corpo de Felix, que não foram usadas no live streaming, não fosse o austríaco desintegrar-se por completo, mas as que temos são impressionantes. Principalmente as do momento do salto, captadas das câmaras agarradas à cápsula. Vemos Felix...e no segundo depois, já não!
Até entrar na atmosfera e abrir o pára-quedas para aterrar em segurança, vemos Felix a descer através de uma imagem de satélite. Apenas um ponto branco, por vezes a pique, por vezes enrolado no ar, e um velocímetro que nos indica que bateu a velocidade do som em queda livre. Verdadeiramente impressionante!!
Acabo com um comentário deixado no chat oficial deste projecto, obviamente patrocinado pela Red Bull, e designado por Red Bull Stratos, por um espectador não menos impressionado que eu: "Felix, how did your balls fit in the suit?" Faço a mesma pergunta...
Sem comentários:
Enviar um comentário