Aí está mais uma obra literária de alto calibre que deve embelezar qualquer estante que se preze. "De Puertas Adentro", escrito por Lluís Lainz, relata pequenas histórias dos 113 anos de vida do FC Barcelona. E, ao que parece, o livro vai bem fundo na descrição de tudo o que acontece no mítico Camp Nou.
Um dos capítulos é dedicado a uma pequena história que envolve o astro brasileiro Ronaldo, na altura mais conhecido por Fenómeno, e que representou o Barcelona entre 1996 e 1997. Uma certa noite, Ronaldo demorava em sair do estádio, o que preocupou a segurança do recinto. Dois vigiliantes decidiram ir ao balneário para saber o que se passava, já que Ronaldo tinha dito que ia apenas mostrar as instalações a duas jovens. Ao entrar, os seguranças viram o jogador brasileiro enrolado com as duas joven em plenos actos sexuais no sofá.
Até aqui, tudo bem. Uma história perfeitamente normal e que, pelo menos, não tem os contornos do romance entre Calado, ex-jogador do Benfica, e o músico dos Excesso, Melão, que esgotaram o stock de sabonetes do balneário do antigo estádio da Luz.
O episódio de Ronaldo foi, obviamente, transmitido ao então presidente do clube catalão, Josep Lluis Nuñez que terá tido a seguinte reacção: "Não percebem que Ronaldo só tem apenas 20 anos e que está na idade de divertir-se?" É disto que se fazem os grandes presidentes.
Godinho Lopes põe os olhos nesta capacidade de liderança. Está na altura de perceberes que a nossa equipa é jovem e que medidas tão simples como estas, de visitas guiadas ao estádio para dar a conhecer o Jubas, podem ser a alavanca de libertação da tensão que assola os nossos jogadores e que poderão levantar bem alto a moral da equipa. Em vez de andares a investir em sabe-se lá o quê, há jovens ávidas de conhecimento que, por muito menos podem fazer muito mais pela equipa. E o jacuzzi está no balneário para ser usado como deve ser!
Sem comentários:
Enviar um comentário