Realmente, dantes era tudo permitido no que toca a publicidade. Hoje, se um anúncio destes fosse sequer sugerido, o idiota que tivesse a ideia seria linchado.
Mas parece-me que está qualquer coisa errada neste cartaz. Quando era permitido fazer publicidade a marcas de cigarros, os americanos tinham o Marlboro Man, um homem misterioso, cowboy e símbolo de toda a masculinidade. Marcas como a Camel, a John Player Special e a Lucky Strike, remetiam para um universo másculo. Patrocinavam carros de Fórmula 1, tinham mulheres irrepreensíveis a babar atrás de tanta testosterona e faziam com que qualquer miúdo imberbe ganhasse um magnetismo imediato assim que o Zippo rasgasse as calças de ganga e acendesse um cigarro.
Em Portugal, para além de termos uma marca chamada Português Suave, ainda pomos um gatinho a fumar. Todos nós sabemos que gato não é coisa de gajo. Homem que é homem não fala de gatos nem encontra qualquer masculinidade num bicho que se está a lamber a toda a hora. O Marlboro Man anda a cavalo e controla vacas. O gatinho do Português Suave, se repararem no anúncio, fuma cigarros enquanto pisca um olho e sonha em caçar ratos e andar numa motoreta tipo acelera!!
É por estas e por outras que perdemos o nosso império. Começámos a abichanar e agora estamos como estamos...
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